segunda-feira, outubro 02, 2006

A dificuldade de ler (61- C5/P4)

- A preocupação com a intimidade é um dado relevante da evolução. Saber os pormenores da solidão do outro. Aceder aos gestos mais particulares e conseguir tirar daí regularidades, padrões, sintomas coincidentes.
- Podias matar-me já. Escusava este sofrimento.
- A mim interessa-me a essência. O pormenor levado à sua expressão mais atómica. Conhecer os sinais mínimos da interacção entre os objectos mais singulares da natureza.
- E eu? Onde entro eu nessa história?
- Tu sabes, Diana. Vocês, mulheres, têm sentidos que nós não temos e podem aperceber-se das coisas antes de elas acontecerem. E não é intuição. É premonição. Antecipam o tempo e por isso não dão importância à ciência. Não percebem, ou fingem não perceber o esforço que é necessário a um homem para saber as mesmas coisas.
- Continuo sem perceber onde entro nessa história...
- Não discuto contigo. Não tem lógica discutir contigo. Sei, aprendi, aprendi de ti, que não posso confiar nas tuas palavras. Só poderia confiar se me amasses. Assim, nada feito, estamos de lados opostos da barricada. Tenho que exercer o poder como é de regra. Seguir as instruções claras de um corpo que quer sobreviver sem aliados. Tu do teu lado, eu do meu. Tu preocupada em reproduzir os teus genes. Eu preocupado em produzir génio. Tu precisas de mim para te ajudar no teu objectivo, embora o pudesses fazer com qualquer outro. Eu preciso de ti para me concentrar na criação e sei que nenhuma outra servia para esse propósito.
- Sempre te achei um pouco louco mas pensei que fosse uma loucura benigna. Agora vejo que já estás noutra realidade. Já te disse milhares de vezes: não me podes ter aqui presa! Solta-me!
- O especialista entra dentro do seu objecto de especialização e ignora com suprema arrogância todos os outros objectos que não digam respeito à sua legítima obsessão. O especialista constrói o seu sistema sobre a prática rotineira, procurando passo a passo aproximar-se de uma visão total e integrada do seu objecto de estudo. Na realidade, o especialista, consegue transformar o seu mundo pequeno - o seu pequeno mundo - num universo que contém toda a verdade e que é, numa perspectiva literária, a metáfora do cosmos.
- E tu és a metáfora chapada da estupidez!
- Interessa ao especialista unir os pontos do seu quebra-cabeças com tal exaustão que no fim - ou a cada nova e subtil iteração - se define cada vez melhor uma imagem amada, o seu prazer primordial feito matéria, a luz do seu pensamento a brilhar no cristal da obra produzida.
- Não consigo acreditar que isto me está mesmo a acontecer!
(continua)

Torcato Matos

Sem comentários: