segunda-feira, setembro 11, 2006

A dificuldade de ler (52- C4/P4)

Stanislav Oreky prolongou o seu discurso por cerca de duas horas e meia e parou no preciso momento em que uma pedra arremessada de local desconhecido o atingiu certeira na alva careca. As suas últimas palavras do soberbo discurso foram dois 'ais' bastante secos e uns pingos de sangue mancharam a trigésima segunda de um total de setenta e nove páginas. A plateia dividiu-se entre os cínicos que acharam inaceitável Stanislav Oreky ter sido interrompido assim intempestivamente e os práticos que louvaram a irreverente iniciativa da organização, ao manter todo o evento a um nível elevado de suspense e diversidade temática.
Não é relevante referir o discurso do representante Norte Coreano a não ser pela lamentável falta de tradução simultânea. A plateia uniu-se num silêncio místico prestando a máxima atenção às incompreensíveis palavras do orador de que nem foi possível saber o nome. A testa alta e o gesticular entusiástico, com o olhar fixo num horizonte elevado, foram suficientes para prender a atenção e espevitar a imaginação de quem tentava desesperadamente encontrar um sentido na proliferação fonética que saltava das vigorosas e desnecessárias colunas de som. Ninguém chegou a perceber se aquele homem tinha alguma coisa a ver com a LI, mas mostrava um sorriso encantador ao som da palavra LI e ficou assim identificado também por LI o suposto especialista Norte Coreano em LI.
Stanislav Oreky ganhou sete pontos na sua alva cabeça e doze pontos pelas ideias novas que transmitiu à assembleia. A ideia dos pontos também tinha sido sua filha durante a 4CILI em Dinslaken. Cada conferencista tem direito a um cartão magnético onde são guardados os pontos obtidos em cada comunicação. A acumulação de pontos, para além do prestigio tem a vantagem de permitir usá-los em restaurantes de comida rápida, para aquisição de bilhetes de cinema ou para redução no custo das entradas em passagens de modelos de 'lingerie'.
O conferencista mais pontuado foi o Prof. Bó Di Bó, a maior autoridade chinesa em LI, tanto em termos formais como em termos práticos (o "Livro Cor-de-Rosa" de Bó Di Bó vendeu só na China - e foi mesmo só na China - acima de quinhentos milhões de exemplares). O Dr. Isidro Medário carregou-lhe o cartão com trezentos e vinte e sete pontos que se dizia nos corredores serem suficientes para adquirir uma camisola assinada por todos os jogadores da selecção. Não nos foi possível saber de que selecção, porque se tratava aparentemente de um boato.
O discurso de encerramento foi um momento alto em quase todos os aspectos. O Professor Doutor Eurico Tudela Eleutério estava visivelmente chocado com o discurso do Dr. Isidro Medário. Como já tinha ficado chocado com a inclusão de uma prova de vinhos na animação da última tarde do 7CILI.
"E onde quer que eu vá buscar os pontos para os oradores?" Fora desta forma brusca que o Dr. Medário tinha calado o Prof. Eleutério.
(continua)


Torcato Matos

Sem comentários: