quinta-feira, setembro 14, 2006

Lógica

Ultimamente ando com excesso de lógica. Sei que é um mal comum, uma enfermidade de cura difícil ou mesmo impossível. Mas o pior de tudo é estragar-me o humor. Lixa-me completamente o humor. E quando o humor se estraga, estraga-se também o amor e todos os sentimentos terminados em 'or' excepto a dor e o rancor.

A lógica abate-se sobre o ser pensante mais ou menos entre os três e os quatro anos. Nessa altura é muito útil porque serve para perceber o circo e os desenhos animados. Depois, na adolescência - se for uma adolescência decente - a lógica vai para o galheiro e só volta a atacar mais tarde - tarde demais - quando o recurso ao crédito já atingiu valores insuportáveis.

Havendo ajuda externa a lógica pode evaporar-se de novo. Mas já nada é como dantes. Passa-se a viver um processo a que se dá o nome técnico de lógica-latente. A maioria das pessoas chama depressão a um ataque de lógica. Fica-se estupidamente realista e a ver uma humanidade cinzenta, sem futuro, sem saída, insuportável e muito pior do que era no nosso tempo (o primeiro sintoma é admitir que este já não é o nosso tempo apesar de ainda sermos nós que estamos a pagar as contas e os impostos).

Na idade da lógica-latente - e pronto, é aí que eu estou - fica-se mal quando se tem ataques e não se fica bem nos períodos de latência. Mas o que é realmente irritante é ter consciência de que se anda com excesso de lógica. É mais ou menos como ter caspa. Ou sinusite. Até pode bem ser de origem alérgica. Ou não. Por que o excesso de lógica é um factor agravante para a alergia. Num sentido muito directo fica-se alérgico a quase tudo. Falo por mim, claro, que nestes períodos difíceis fico insuportável. Nem consigo ver a extraordinária recuperação que o país está a ter, nem ficar entusiasmado com os fantásticos lucros da PT.

Artur Torrado

1 comentário:

Fausta Paixão disse...

falta de humor, excesso de rancor, depressão e períodos difíceis...

... também costumas ter afrontamentos?

é que tenho uma prima que anda insuportável... sempre a queixar-se de calores e variações de humor.
entrou na péri-menopausa. Vai lá ao google e vê se os sintomas condizem...