sábado, agosto 05, 2006

A dificuldade de ler (34)

Ao contrário de Franz, o chefe dos chefes de vendas - e por consequência chefe de Franz - era um enigma para o Dr. Weissmuller. Por essa inconsistência naquilo que ele considerava a sua Teoria Dinâmica do Homem (TDH), tivera o chefe de Franz sucessivos e injustificados pareceres positivos da parte do Dr. Weissmuller, que muito contribuíram para a sua meteórica ascensão hierárquica. Tudo isto, como é fácil de imaginar, tem um peso inusitado na consciência geométrica do médico de trabalho, habituada pela disciplina, pela história e até pelo clima, a uma linha ininterrupta entre todas as causas e todas as consequências. Se quiséssemos ver as coisas numa perspectiva meramente humana, já poderíamos considerar rudemente humilhante que o chefe de Franz, cuja qualificação académica é, digamos assim, um mistério, faça questão, nas raras vezes em que se dirige a Weissmuller, de lhe referir o título com a voz firme e perfeitamente articulada.
Na manhã seguinte à constatação por parte de Franz de que o mundo estava a mudar de uma maneira que contrariava o próprio sentido das realidades que tão arduamente perseguira, durante a reunião com o chefe dos chefes de vendas e os outros onze chefes que, como ele, coordenavam as equipas que esquadrinhavam cada milímetro do potencial aquisitivo do Império Britânico e de alguns países estrangeiros, o chefe de Franz e dos outros chefes de vendas acendeu, como habitualmente, o seu primeiro cigarro e as baforadas iniciais instalaram o habitual silêncio expectante entre os inquietos participantes da assembleia. Não havia nenhum precedente que determinasse para o primeiro cigarro do dia uma gradação especial de importância da frase que lhe estivesse associada. Os estudos encetados pelo perplexo Dr. Weissmuller não tinham encontrado nenhum padrão que pudesse encaminhar um investigaror metódico para fórmulas práticas de previsão do pensamento fumegante do chefe dos chefes de vendas. Nenhuma disciplina, nenhuma sucessão, nenhuma simetria, nenhuma arrumação, nenhum ritmo. Mesmo no campo do aleatório a distribuição tinha um carácter errático.
O Dr. Weissmuller não participava nas reuniões do conselho de chefes de vendas. Tinha acesso directo pelo circuito interno de televisão, e por razões puramente científicas, através do uso de uma chave digital por especial deferência do conselho de administração e permissão expressa do próprio chefe dos chefes de vendas. Era da sua sala que sempre que podia tomava a necessária atenção ao momento especial em que a dada altura, não previsível, era proferida a primeira frase do primeiro cigarro.
(continua)

Torcato Matos

Sem comentários: