quarta-feira, agosto 30, 2006

A dificuldade de ler (49- C4/P1)

O sétimo congresso internacional de Literatura Inclusa (7CILI) reuniu este ano em Pexiligais, Sintra, um conjunto de especialistas que ultrapassou todas as expectativas tanto dos organizadores, como dos próprios especialistas, como dos restaurantes da zona pouco habituados a enchentes e a paladares apurados. Cátia Meleças, cozinheira estagiária da Casa de Pasto "O lameiro - especialidades de marisco e frango assado" apresentava umas enormes olheiras quando questionada sobre os hábitos gastronómicos do Dr. Isidro Medário, insigne autoridade nacional em Literatura Inclusa (LI). As olheiras não foram provocadas pelas questões mas pelo excesso de trabalho.
"Tinham-me dito que o estágio ia ser calminho mas passei a última semana a assar frangos." "O doutor Isidro é muito simpático, sempre bem disposto e mais de beber do que de comer." "Não, não tocou no frango, ficou-se pelas entradas e pelas sobremesas. Ainda lhe disse que eram frangos garantidos, com alimentação biológica e isentos de corantes e conservantes, mas ele disse que se estava a reservar para os cofee breaks do congresso e por isso não podia abusar." "É uma pessoa delicada, muito atenciosa e com muito bom gosto. Até disse que eu era muito bonita para estar metida numa cozinha." "Disse que um dia destes vem com mais tempo e talvez traga a família para apreciar estes ares do campo." "Espero ainda cá estar quando ele vier para lhe fazer um belo almoço. Ou jantar que nós também servimos jantares durante o verão." "Não, este ano tirando o congresso foi muito pequeno o movimento. É da crise, claro. As pessoas preferem ir passar as férias ao estrangeiro porque cá ficam muito caras." "Eu é que agradeço, se precisar de mais alguma informação é só dizer."
A inusitada multidão que se reuniu em Pexiligais obrigou a que as comunicações principais tivessem sido apresentadas ao ar livre por não haver lugar, nem cadeiras, nem ar, que chegassem, no interior da tenda relativamente gigante que tinha sido propositadamente montada para o efeito. A enchente teve ainda o efeito de pela primeira vez reunir num mesmo congresso as várias correntes da LI, que se opõem violentamente entre si, e só aceitaram estar presentes devido à proverbial neutralidade e inocuidade do nosso país e à garantia da presença permanente de uma batalhão da polícia de intervenção.
O tema central do 7CILI foi a Qualidade da Literatura Inclusa (QLI). A comunicação mais aguardada veio pela mão de Stalislav Oreky, poeta Estónio que nos anos noventa iniciou uma verdadeira revolução na LI, ao fazer acompanhar cada novo livro de um certificado de qualidade e de um manual de instruções.
(continua)

Torcato Matos

Sem comentários: