sábado, julho 08, 2006

A dificuldade de ler (13- P/P13)

Investigação, meus amigos, investigação. Pesquisa, pois claro, pesquisa. Insistência na procura das causas. Tentativas e erros. Muitas tentativas e menos erros. Persistência no alcance da verdade. É assim que se descobre. É assim que se vai em frente para chegar à essência das coisas. Especialização na recolha dos sinais relevantes, selecção dos cordelinhos determinantes e aí estamos nós na presença dos factos.

Ele acordou pela força nocturna da escuridão com a nádegas doridas e o pescoço torcido pela posição em que esperou pacientemente uma decisão adequada à estanha situação que vivera. Não fora eu um agente insuspeito da transmissão da verdade e arriscaria dizer que ele não se lembrava porquê. Mas não é esse o meu propósito.

Avançou de novo pela ponte ao encontro do encontro que marcara, esclarecida que estava a posição inadequada do sol. Escolhia aquela ponte em vez de uma das outras apenas porque anos atrás o vento lhe levara ali um boné hip-hop de estimação e havia sempre a hipótese... Estranhos são os caminhos por onde segue a realidade quando não sobram escapatórias para a consciência.

Tinha caído sobre Londres uma camada espessa de nevoeiro de baixa qualidade. Ele seguia o seu caminho com o mesmo à vontade de sempre, indiferente às circunstâncias especiais, indiferente à pressão atmosférica, à temperatura e à humanidade.
(continua)

Torcato Matos

Sem comentários: